Tempestades e tornados já cancelaram ou atrasaram quase 20 mil voos nos EUA

Nos Estados Unidos, os americanos devem enfrentar ainda mais atrasos e cancelamentos de voos no movimentado fim de ano por conta das tempestades severas e tornados que atingem o sul e o oeste do país.

De acordo com o site FlightAwar.com, mais de 18 mil voos domésticos e internacionais (para ou saindo dos EUA) foram atrasados ou cancelados na quinta e na sexta-feira (27). Até a tarde deste sábado (28), outros mais de 600 voos internacionais foram cancelados.

Depois que as tempestades severas provocaram tornados, ventos fortes e grandes quantidades de granizo em partes do Texas, Louisiana, Mississippi e Alabama na quinta e sexta-feira, a ameaça de condições climáticas severas deve aumentar novamente até o fim deste sábado, do Texas ao Alabama.

“Um surto de tempestades severas com tornados, danos causados ​​pelo vento e granizo grande é esperado de partes das Planícies do Sul, no Vale do Baixo Mississippi e nos estados centrais da Costa do Golfo”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia. “Vários tornados de longa trajetória são esperados.”

Os tornados mais fortes podem ocorrer no final da tarde de sábado até a noite, disse o serviço meteorológico. O Storm Prediction Center aumentou o risco de tornado para um nível 4 de 5, risco moderado de clima severo em partes do centro de Louisiana, Mississippi e oeste do Alabama.

Um alerta de tornado foi emitido para partes do leste do Texas até as 20h, horário de Brasília.

Mais 2 milhões de pessoas estão sob este alerta de tornado, elevando o número total de americanos atualmente em alerta de tornado para quase 7 milhões.

As tempestades continuam sendo capazes de produzir alguns tornados, granizo do tamanho de bolas de golfe e ventos devastadores de 112 km/h.

“Tempestades se intensificarão rapidamente durante a tarde, com algumas tempestades severas esperadas. Grande granizo e ventos danosos são as principais preocupações, mas alguns tornados também são possíveis mais tarde hoje, conforme os ventos no alto se fortalecem”, diz o Storm Prediction Center.

A ameaça deve mudar no domingo para o Sudeste e a Costa Leste – onde tempestades geradoras de tornados são possíveis na Geórgia, Carolinas e Virgínia. A chuva pode levar a alguns pequenos atrasos de viagem na Costa Leste.

Enquanto isso, no Oeste, uma série contínua de tempestades atmosféricas alimentadas por rios está trazendo mais rodadas de ondas perigosas, ventos fortes, chuvas pesadas e neve espessa nas montanhas no noroeste do Pacífico e nas Montanhas Rochosas neste fim de semana.

Tornados são muito menos comuns nos EUA durante o mês de dezembro, com média de apenas 40 — em comparação com os quase 270 observados em média em maio. Este ano, no entanto, está bem acima da média. Até 27 de dezembro, houve 1.783 registros de tornados – bem acima da média de 1.347 registros.

FONTE: CNN