


























A Polícia Civil da Bahia deflagrou na manhã desta quinta-feira (25), através de equipes da Delegacia Territorial (DT/Conceição do Coité), a Operação Cartucho Vazio, com

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um homem de 30 anos foi morto a tiros na última quarta-feira (24), na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. Gabriel de Araújo Lima era filho do ex-vice-prefeito do município, Flávio Henrique. De acordo com a Polícia Civil, o crime é investigado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Paulo Afonso. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Nas redes sociais, o ex-vice-prefeito divulgou uma nota de pesar e informou que o enterro do filho foi marcado para a manhã desta quinta-feira (25), no Cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso. FONTE: G1BA

Dados oficiais da série histórica de registros de ocorrências nos Festejos Juninos apontam que a cidade de Senhor do Bonfim teve o menor número de ocorrências policiais já registrado no Período nos últimos anos. Durante todo o período do evento apenas 15 ocorrências foram registradas, entre fatos típicos e atípicos, nenhuma delas envolvendo crimes violentos contra a pessoa ou violência doméstica. No ano de 2025 foram registradas 72 ocorrências. Ou seja, no comparativo houve uma redução de 80% do número de ocorrências, resultando no São João mais pacífico dos últimos anos. O resultado decorre tanto da colaboração dos foliões, que participaram dos festejos ordeiramente, como dos esforços das Forças de Segurança Pública que com sucesso vem oportunizando a redução dos índices de mortes, crimes violentos contra a pessoa e patrimoniais em geral. O trabalho integrado e contínuo, com intensificação do uso de ferramentas tecnológicas e inteligência, agregado ao esforço de cada servidor de Segurança Pública é o impulso para a melhoria dos índices. Agradecimentos especiais aos Delegados, Investigadores, Escrivães, Servidores Administrativos e de Apoio que que impulsionaram incessantemente as atividades de Polícia Judiciária durante o período. Rendam-se homenagens em especial à Polícia Militar da Bahia, através do 6°BPM – Senhor do Bonfim, STELECOM, através do CICOM de Senhor do Bonfim, Departamento de Polícia Tecnica, através da CRPT Senhor do Bonfim, Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, com quem temos ombreado e vencido os desafios diários. Agradecimentos à Secretaria de Segurança Pública e à Gestão Superior da Polícia Civil pelo empenho e dedicação nas políticas públicas de redução e enfrentamento à violência. Fonte: 19ª COORPIN – Senhor do Bonfim

Em um importante encontro político, Thiago Gilleno esteve reunido com José Ronaldo, uma das principais lideranças políticas da Bahia, para dialogar sobre o atual cenário político e os alinhamentos voltados ao pleito eleitoral de 2026. A reunião foi marcada por uma conversa produtiva, com troca de experiências, avaliação do momento político e debate sobre os caminhos para fortalecer um projeto voltado ao desenvolvimento da Bahia e à melhoria da qualidade de vida da população. Durante o encontro, Thiago destacou a importância de ouvir lideranças experientes e construir alianças com responsabilidade, diálogo e compromisso com o povo baiano. “Foi uma satisfação estar a convite de José Ronaldo, um dos maiores líderes políticos da Bahia, para uma conversa sobre política, alinhamento eleitoral e o futuro do nosso estado. Agradeço a recepção e sigo firme no propósito de trabalhar por uma Bahia melhor”, afirmou Thiago Gilleno.

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou neste sábado (20), ao participar da abertura do São João de Senhor do Bonfim, a liderança do prefeito Laércio Júnior e afirmou que pretende contar com o gestor em um eventual governo estadual para ajudar a representar a região e contribuir com o desenvolvimento da Bahia. Ao lado de diversas lideranças políticas, Neto elogiou a trajetória do prefeito, reeleito com votação histórica no município, e afirmou que o papel de Laércio não se encerrará ao fim do atual mandato. “Se Deus me permitir chegar ao Governo da Bahia, eu vou precisar de você do meu lado. Você vai cumprir a sua missão até o dia que tiver que cumprir, mas depois vai estar comigo, ajudando a representar essa região e o nosso estado”, declarou. O ex-prefeito de Salvador afirmou que Laércio reúne qualidades que o credenciam a exercer uma missão ainda maior na vida pública e destacou a importância de fortalecer a representação política do interior baiano. “Sendo a voz, a representação da competência, do trabalho do homem do interior, do homem de Bonfim, dessa região que merece reconhecimento e que vai brilhar”, acrescentou. Neto também ressaltou o ambiente de respeito que marcou o encontro e afirmou que a construção política deve ocorrer sem radicalismos ou desrespeito aos adversários. “Ninguém aqui está para desrespeitar ninguém. É importante reconhecer as coisas que foram feitas. Agora, a gente vai sonhar com muito mais para frente”, afirmou. A agenda reuniu lideranças como o presidente estadual do PL e pré-candidato a senador, João Roma, os deputados federais Elmar Nascimento e Marcelo Nilo, os deputados estaduais Júnior Nascimento e Luciano Simões Filho, o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento, além de prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios da região. Fonte: Jacobina 24 Horas

A mãe da menina confirmou que não estava no apartamento no momento da queda da filha |Reprodução/Record TV Uma menina de 2 anos ficou gravemente ferida após cair da varanda de um prédio em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, na madrugada de sábado (20). A mãe dela foi presa. Segundo informações do Cidade Alerta, da Record TV, a criança, que estava sozinha em casa, caiu do terceiro andar do edifício. Ela foi socorrida por vizinhos e levada para uma unidade de saúde, mas foi transferida para o Hospital de Urgência da cidade por causa da gravidade dos ferimentos. Não há informaçõe sobre o estado de saúde dela. Após ser presa em flagrante, a mãe, de 20 anos, confirmou à polícia que não estava no apartamento no momento da queda. Ela relatou que se ausentou por um curto período antes do acidente. A Polícia Civil solicitou uma perícia no local, visando analisar a estrutura do prédio para descobrir como a criança teve acesso à varanda do imóvel. Fonte: BNews

O prefeito de Filadélfia, Dr. André Luiz Ribeiro Maia, oficializou a transmissão temporária do cargo ao vice-prefeito Dr. Rodrigo, que ficará à frente da Prefeitura Municipal entre os dias 20 de junho e 04 de julho, durante o período de férias do gestor. Dr. André destacou que a administração seguirá funcionando normalmente, com responsabilidade, compromisso e continuidade dos serviços públicos. “Tenho a tranquilidade de saber que Dr. Rodrigo conduzirá a Prefeitura com dedicação, garantindo a continuidade das ações que vêm sendo desenvolvidas em nosso município”, afirmou o prefeito. A transmissão temporária reforça a organização administrativa da gestão e o compromisso com o andamento dos serviços e projetos em Filadélfia. ASCOM – Prefeitura de FiladélfiaGoverno da Renovação

A Prefeitura de Ponto Novo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou nesta quinta-feira a Cozinha Comunitária Municipal, um importante equipamento público voltado para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional da população. A iniciativa é fruto da parceria entre o município e o Governo do Estado da Bahia, através do Programa Bahia Sem Fome. A nova unidade passa a integrar a rede de proteção social do município e terá capacidade para ofertar diariamente 200 refeições gratuitas para pessoas previamente cadastradas pelos serviços socioassistenciais, garantindo alimentação de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade social. A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Dra. Fabiane, autoridades municipais e estaduais, vereadores, secretários, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, que celebraram mais uma importante conquista para o povo de Ponto Novo. Um dos grandes diferenciais da Cozinha Comunitária de Ponto Novo é que o município optou por ir além da simples distribuição de refeições. Além da implantação da cozinha, a gestão municipal investiu na construção de um refeitório moderno e acolhedor, oferecendo aos beneficiários um espaço adequado para realizar suas refeições com conforto, dignidade e segurança. Enquanto muitos programas semelhantes funcionam apenas com a entrega de marmitas, em Ponto Novo os usuários terão a oportunidade de utilizar uma estrutura preparada para promover acolhimento, convivência e respeito às pessoas atendidas. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em desenvolver políticas públicas que valorizem não apenas o acesso à alimentação, mas também a qualidade do atendimento prestado à população. Durante o evento, as autoridades destacaram a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar o combate à fome e garantir mais dignidade às famílias que mais precisam. Também foi ressaltado o compromisso da administração municipal em continuar investindo em ações sociais que promovam inclusão, cidadania e melhoria da qualidade de vida da população. Prefeitura de Ponto Novo – A Mudança Continua.

O prefeito de Filadélfia, Dr. André Luiz Ribeiro Maia, passou por um susto na noite desta terça-feira, na BA-381, rodovia que liga Filadélfia a Itiúba, quando retornava do Arraiá da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, no povoado Riacho do Mulungu. Segundo informações, um urubu atravessou a pista e atingiu a parte dianteira do veículo, danificando o para-brisa. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O motorista passa bem e o prefeito teve apenas pequenos cortes, sem gravidade. Dr. André cumpria agenda nos arraiás das escolas municipais da zona rural e ainda seguiria para outras visitas, mas, por precaução, decidiu suspender os demais compromissos da noite. Em mensagem, o prefeito tranquilizou a população e agradeceu pelas manifestações de carinho. “Graças a Deus, foi apenas um susto. Um urubu atravessou a pista e atingiu o para-brisa do veículo. O motorista não teve nada, todos estão bem, e eu tive apenas pequenos cortes. Por precaução, suspendi as visitas que ainda faria hoje nos arraiás das escolas municipais. Agradeço a preocupação e as mensagens de carinho de todos”, afirmou Dr. André. O episódio aconteceu após um dia de compromissos do prefeito em comunidades rurais, acompanhando as festividades juninas realizadas nas escolas municipais de Filadélfia. Jornal Baiano

Foto: Reprodução / Instagram @afaseleccion Lionel Messi iniciou a disputa de sua última Copa do Mundo em grande estilo. Com três gols do camisa 10, a Argentina venceu a Argélia por 3 a 0 nesta terça-feira (16), pela primeira rodada do Grupo J do Mundial de 2026. Além de garantir os primeiros três pontos da atual campeã mundial, o hat-trick colocou Messi ao lado do alemão Miroslav Klose no topo da lista de maiores artilheiros da história das Copas do Mundo, com 16 gols. A Argentina dominou a partida desde os minutos iniciais e teve em Messi o principal articulador das ações ofensivas. O primeiro gol saiu aos 17 minutos do primeiro tempo. Após receber passe de Rodrigo De Paul, o camisa 10 avançou pelo meio e finalizou de fora da área para abrir o placar. Antes disso, Messi chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento. Na sequência da jogada, Chaïbi também marcou para a Argélia, porém o gol igualmente não valeu pelo mesmo motivo. O segundo gol argentino veio aos 15 minutos da etapa final. Após finalização de Alexis Mac Allister, o goleiro Luca Zidane deu rebote, e Messi apareceu livre para completar para o fundo das redes. Já aos 31 minutos, o craque argentino fechou o placar. O ET tabelou pela esquerda, recebeu novamente na entrada da área e finalizou rasteiro para marcar o terceiro. Com a vitória, a Argentina assume momentaneamente a liderança do Grupo J, que também conta com Áustria e Jordânia, seleções que se enfrentam na madrugada desta quarta-feira (17). A equipe comandada por Lionel Scaloni volta a campo na próxima segunda-feira (22), às 14h (horário de Brasília), quando enfrenta a Áustria pela segunda rodada da fase de grupos. Fonte: Bahia. Ba

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por aclamação nesta terça-feira (16) um projeto de lei do governador Jerônimo Rodrigues que permite a militares da Polícia Militar (PM-BA) e do Corpo de Bombeiros (CBM-BA) aptos para a reserva remunerada receberem uma promoção especial antes de deixarem a ativa. As informações são do Bahia Notícias parceiro do Calila. A proposta busca estimular a renovação dos quadros das corporações e ampliar as possibilidades de ascensão na carreira. O texto prevê impacto financeiro estimado em R$ 5,2 milhões ainda em 2026 e cerca de R$ 67,6 milhões anuais em 2027 e 2028. O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) havia apresentado uma emenda ao projeto com ressalvas sobre possíveis impactos negativos na progressão funcional dos militares, especialmente em relação à extinção de quadros especiais. A emenda foi negada. O Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, manifestou agradecimento e comemorou a aprovação unânime do texto na Casa Legislativa. Segundo ele, o projeto corrige fluxos de carreira e simboliza o reconhecimento aos anos de serviço prestados pelos militares. “Um projeto que visa a valorização da nossa tropa. O governador, sensível às demandas de segurança pública, encaminhou o projeto para a nossa Assembleia pedindo que fosse aprovado um fluxo de carreira. Trata-se da promoção requerida para que o policial militar tenha o posto imediato ao ir para a reserva”, diz o comandante para a imprensa. Para o coronel, o ato representa respeito à trajetória dos profissionais. “É o reconhecimento de todo o trabalho que ele teve na instituição. É a bandeira de valorização dos nossos profissionais de segurança pública”, conclui.

Mais de 400 municípios baianos receberam, na manhã desta terça-feira, dia 16, o ‘Selo Transparência 2026’, em cerimônia realizada no auditório da sede do Ministério Público do Estado da Bahia, no CAB. A premiação reconhece os municípios baianos que aderiram ao projeto de promoção da transparência dos gastos realizados com os festejos juninos, disponibilizando informações sobre investimentos e contratações artísticas no Painel de Transparência dos Festejos Juninos. A iniciativa é coordenada pelo MPBA, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), em parceria com os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), Ministérios Públicos de Contas junto aos dois tribunais, União dos Municípios da Bahia (UPB) e das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib), entre outros. Durante o evento, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia destacou que a iniciativa não busca interferir na livre contratação de artistas, mas assegurar que os recursos públicos sejam utilizados com critérios objetivos e com controle. “Não estamos colocando em discussão o valor do trabalho dos artistas nem impedindo qualquer contratação. O que defendemos é que, quando há utilização de recursos públicos, é necessário haver controle efetivo e parâmetros para essas contratações. O artista pode cobrar o cachê que considerar justo na iniciativa privada, mas o gasto público precisa observar critérios e mecanismos de fiscalização”, afirmou. Segundo o chefe do MP baiano, Pedro Maia, o trabalho desenvolvido pelas instituições parceiras permitiu a construção de parâmetros técnicos e objetivos para orientar as contratações realizadas durante o período dos festejos juninos, observando a legislação e os entendimentos dos tribunais de controle e de Justiça. Também participaram da cerimônia o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; o presidente do TCE, conselheiro Gildásio Penedo; o presidente em exercício do TCM, conselheiro Nelson Pelegrino; o presidente da UPB, Wilson Cardoso; o gerente do projeto ‘Transparência nos Festejos Juninos’, promotor de Justiça Frank Ferrari; além de representantes dos Ministérios Públicos de Contas, da Defensoria Pública e de órgãos de controle. Fonte: MPBA

A Prefeitura de Jacobina, por meio da Diretoria Municipal de Cultura, publicou os Editais de Chamamento Público nº 001/2026, nº 002/2026 e nº 003/2026, destinados ao financiamento de projetos e iniciativas culturais no município. Os recursos são provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Os editais têm como finalidade incentivar a produção artística e cultural, apoiar agentes culturais, grupos, coletivos e entidades do setor, além de ampliar o acesso da população às atividades culturais em diferentes bairros da cidade e comunidades da zona rural. De acordo com a administração municipal, os investimentos buscam fortalecer o setor cultural de Jacobina, estimulando a criação, circulação e difusão de projetos que valorizem a identidade cultural local e promovam a participação da comunidade nas diversas manifestações artísticas. Os chamamentos públicos também contemplam iniciativas voltadas à formação cultural, preservação do patrimônio imaterial e desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do acesso à cultura no município. A publicação dos editais integra as ações de execução dos recursos federais destinados ao fortalecimento da cultura, garantindo que artistas, produtores culturais, grupos tradicionais e demais fazedores de cultura tenham acesso a oportunidades de financiamento para seus projetos. Os interessados poderão consultar os editais completos para obter informações sobre critérios de seleção, categorias contempladas, prazos, documentação exigida e procedimentos de inscrição. Os documentos estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de Jacobina. Download do Edital 01 Fomento a Execução de Ações Culturais Download do Edital 02 Premiação de Agentes Culturais Download do Edital 03 Apoio a Pontos de Cultura FONTE: augustourgente

Imagem: Divulgação/PMJ A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou nesta terça-feira (16/06) a programação completa com os horários das apresentações do Arraiá das Estrelas – São João 2026 da sede do município. Com o tema “Sob o céu do sertão: 100 anos de memórias e São João”, a festa homenageia o centenário de Jaguarari e será realizada entre os dias 20 e 23 de junho, na Praça do Forró, reunindo diversas atrações nacionais, culturais e artistas locais. Na programação definitiva, o dia 24, feriado na cidade, anteriormente divulgado pela organização, foi excluído. Essa data seria destinada a atrações religiosas, que foram realocadas para outros momentos. Além disso, não foi possível substituir o forrozeiro Flávio José, que cancelou suas apresentações na Bahia devido à recomendação do Ministério Público da Bahia (MPBA) para redução do valor do cachê. Com as alterações, o município de Jaguarari se prepara para realizar sua maior festa em homenagem ao padroeiro da cidade, São João Batista. As equipes seguem finalizando a estrutura e a ornamentação na Praça do Forró para receber as atrações e o público durante os quatro dias de evento. Confira a programação oficial: Dia 20/06 – Sábado 04h: Alvorada Orquestra Trem Noturno 05h: Gata Morena 06h: Emerson Raone 20h: Banda Apocalipse 21h30: Forró da Ilha 23h30: Geraldo Azevedo 01h30: Matheus do Acordeon 03h30: Milsinho Toque Dez Dia 21/06 – Domingo 21h: Pegada do Malandro 22h: Luan Lima 23h: Noda de Caju 02h: Marcelo & Rayane 04h: Cheiro de Milho Dia 22/06 – Segunda-feira 21h: Bruno Boss 22h: Edy Xote 23h30: Targino Gondim 01h30: Limão com Mel 03h30: Magno Tardely Dia 23/06 – Terça-feira 20h: Padre Duda 21h: Pegada do Jefão 0h: Maike Alan 02h: Tulinho Senna 03h30: Tarcísio do Acordeon FONTE: Portal Jaguarari

Durante a realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Filadélfia, nesta terça-feira, dia 16, o prefeito Dr. André Luiz Ribeiro Maia anunciou uma importante conquista para o município: a construção de uma nova Unidade de Saúde no bairro do Estádio. A obra terá investimento superior a R$ 1,5 milhão e a Ordem de Serviço será assinada nesta quarta-feira, dia 17, às 7h da manhã, no próprio bairro. A nova unidade vai ampliar a estrutura da atenção básica, oferecendo mais conforto para a população e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. O anúncio foi feito durante a Conferência Municipal de Saúde, que reuniu profissionais da área, usuários do SUS, representantes da sociedade civil, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e comunidade em geral para discutir propostas e fortalecer as políticas públicas do setor. Segundo o prefeito Dr. André, o investimento representa mais um avanço importante para a saúde pública de Filadélfia. “Essa nova Unidade de Saúde será uma grande conquista para o bairro do Estádio e para toda Filadélfia. Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues, que foi fundamental para garantir esse investimento tão importante para o nosso município. Seguimos trabalhando para cuidar melhor das pessoas, fortalecer o SUS e levar mais saúde para quem mais precisa”, destacou o prefeito. Com a assinatura da Ordem de Serviço, a Prefeitura de Filadélfia dá início a mais uma obra estruturante, reafirmando o compromisso da gestão com uma saúde pública mais eficiente, humanizada e próxima da população.

A Prefeitura de Capim Grosso dá início neste sábado à programação oficial do Arraiá do Capitão 2026, um dos principais eventos juninos da região, que promete movimentar a cidade com grandes atrações musicais, valorização da cultura nordestina e incentivo à economia local. A festa acontece entre os dias 20 e 23 de junho, reunindo artistas locais e regionais em uma programação diversificada, preparada para receber moradores e visitantes durante os festejos de São João. Entre as atrações anunciadas estão Panka, Ruan Vitor, Chambinho, Murilo Huff, Simone Morena, Thullio Milionário, Alcymar Monteiro, Kelvin Diniz, Walkyria Santos, Silvano Salles, Henry Freitas e outros nomes de destaque da música nordestina. Além de promover entretenimento e celebrar as tradições culturais, o evento deve impulsionar diversos setores da economia do município, beneficiando comerciantes, ambulantes, prestadores de serviços, hotéis, bares e restaurantes. De acordo com a publicação divulgada nas redes sociais, “Capim Grosso será palco a partir deste sábado, com os festejos de mais uma edição do Arraiá do Capitão”, reforçando a expectativa de uma grande participação popular durante os quatro dias de programação. A gestão municipal destaca que os festejos juninos representam não apenas um momento de celebração, mas também uma importante ferramenta de fortalecimento da identidade cultural do município e geração de renda para centenas de famílias. Reconhecido como um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da região, o Arraiá do Capitão consolida Capim Grosso como um dos destinos juninos da Bahia, atraindo visitantes de diversas cidades e contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico do município. A informação foi divulgada em perfil oficial de autoridade pública do município no Instagram.

A Prefeitura de Jacobina inaugurou nesta semana o novo Complexo Esportivo Arena Brasil, equipamento que promete fortalecer o acesso ao esporte, ao lazer e à inclusão social para moradores dos bairros Novo Amanhecer, Jacobina IV e comunidades vizinhas. A entrega da obra contou com a presença da prefeita Valdice Castro, do ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, além de lideranças políticas e representantes da comunidade. O investimento supera R$ 1,2 milhão e faz parte de uma parceria entre a gestão municipal, o Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal. Segundo informações divulgadas pela gestão, o novo espaço foi projetado para atender crianças, jovens e adultos, oferecendo infraestrutura adequada para a prática esportiva e atividades de convivência comunitária. Durante o evento, foi destacado que a iniciativa busca promover mais qualidade de vida, inclusão social e oportunidades para a população. “Cuidar de gente é olhar para aqueles que mais precisam e enxergar, entregando ações concretas de melhoria da vida das pessoas”, afirmou a prefeita durante a solenidade. Ainda de acordo com a administração municipal, o complexo esportivo terá papel importante no fortalecimento das ações sociais da região, contribuindo para o desenvolvimento comunitário e incentivando a participação de jovens em atividades esportivas. A gestão municipal ressaltou que o equipamento vai beneficiar diretamente milhares de famílias, democratizando o acesso ao esporte e ao lazer em uma das áreas mais populosas do município. A informação foi divulgada no perfil oficial da prefeita e de lideranças políticas ligadas ao município no Instagram.

A 5ª edição do Festival Conexão com o Paraíso contará com nomes de peso. Situado em Praia do Forte, no litoral da Bahia, o evento terá apresentações de Ana Carolina, Alceu Valença, Luiz Caldas e outros grandes artistas. Realizado durante o feriado da Independência do Brasil, entre os dias 4 e 6 de setembro, o festival fará uma verdadeira mistura de ritmos durante os shows, que acontecerão na vila e no Castelo Garcia d’Ávila.Tudo sobre Cultura em primeira mão! A abertura será marcada por um show gratuito de Uel na vila, com muito pagode romântico. Já no dia 5, sábado, a agitação será no castelo, com apresentações de Thathi, Ana Carolina e Jau. Leia Também: Já na véspera do feriado, o dia 6, o castelo será palco para Monarka, Alceu Valença e Luiz Caldas, fechando a programação da edição comemorativa com chave de ouro. Os ingressos para os shows já estão à venda e podem ser comprados através do site da Ticketmaker. Os valores variam entre R$ 80 e R$ 160. Fonte: A Tarde

O endividamento do Estado da Bahia voltou a cair e atingiu o segundo menor nível da série histórica. Segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a relação entre a dívida consolidada líquida (DCL) e a receita corrente líquida (RCL) ficou em 31% no primeiro quadrimestre de 2026, um ponto percentual acima do menor índice da série, de 30%, registrado em 2022. Em entrevista exclusiva ao A TARDE, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, afirmou que o baixo endividamento é um dos pilares do equilíbrio fiscal do Estado e amplia a capacidade de investimento do governo. “Preservar a saúde das contas estaduais é uma das orientações estabelecidas pelo governador Jerônimo Rodrigues desde o início da gestão”, afirmou.Tudo sobre Economia em primeira mão! Segundo o secretário, ou tra prioridade é manter a capacidade do Estado de atender às demandas da população. Vitório destacou que o índice da Bahia está entre os menores do País e bem abaixo do limite de 200% previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Enquanto estados como Rio de Janeiro (219%), Minas Gerais (157%), Rio Grande do Sul (172%) e São Paulo (116%) apresentam níveis superiores a 100% da receita, a Bahia mantém um perfil de baixo endividamento graças ao pagamento regular da dívida. “A Bahia é um bom pagador. Nós colocamos o chapéu onde a mão alcança. Fazemos uma programação para tomar crédito de forma que possamos honrar os pagamentos”, disse. Segundo ele, mesmo com a contratação de novas operações de crédito, o estoque da dívida continua em queda, tanto proporcionalmente quanto em valores absolutos. “O baixo endividamento nos dá condição de fazer operações de crédito e colocar mais recursos em investimentos.” O secretário ressaltou, porém, que a situação fiscal favorável não significa sobra de recursos. “Recurso nunca sobra. O que temos é a possibilidade de fazer novas operações de crédito para ampliar os investimentos.” Na avaliação de Vitório, a reforma tributária reduzirá gradualmente a importância dos incentivos fiscais concedidos pelos estados, à medida que o ICMS for substituído pelo novo modelo tributário. “Se, por um lado, acaba a guerra fiscal, por outro reduz a capacidade de oferecer incentivos. Por isso, a infraestrutura passa a ser cada vez mais importante para atrair empreendimentos.” Como exemplos dessa estratégia, ele citou obras como a Ponte Salvador-Itaparica, o VLT, a ampliação da malha rodoviária e o metrô. Apesar do cenário fiscal positivo, o secretário reconheceu preocupação com a desaceleração da economia em 2026. Segundo ele, o crescimento recente do Produto Interno Bruto (PIB) tem sido puxado principalmente pelo agronegócio, segmento que gera menor impacto sobre a arrecadação do ICMS. Vitório também afirmou que a alta dos combustíveis reduz a arrecadação estadual. “Como o ICMS dos combustíveis é cobrado por valor fixo por litro, quando o preço sobe o consumo cai. Com isso, arrecadamos menos.” Para enfrentar esse quadro, afirmou que o governo tem ajustado as despesas para preservar o equilíbrio das contas. Entrevista À frente da Secretaria da Fazenda desde 2013, Manoel Vitório acumula mais de uma década na condução das finanças estaduais. Nesta entrevista, ele fala sobre arrecadação, reforma tributária e os desafios fiscais da Bahia. Quais são hoje os principais tributos que sustentam a arrecadação do Estado? O principal é o ICMS, que responde por mais de 70% da arrecadação tributária estadual. Depois vêm o Imposto de Renda retido na fonte, o IPVA e o ITD (cobrado sobre heranças e doações). Entre as receitas transferidas, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) também tem peso importante. Quais são as metas da Sefaz para 2026? Nossa principal meta é manter o equilíbrio fiscal e continuar ampliando os investimentos, apesar da desaceleração econômica. A expectativa é superar R$ 8 bilhões em investimentos neste ano, preservando a responsabilidade fiscal. Qual é hoje o maior desafio da Secretaria da Fazenda? O principal desafio é enfrentar a desaceleração da economia sem perder o controle das contas públicas. Estamos calibrando despesas e buscando aproveitar cada real da melhor forma possível para manter os investimentos e os serviços prestados à população. O que muda para os estados com a reforma tributária? A tendência é de redução gradual dos incentivos fiscais, à medida que o ICMS for substituído pelo novo sistema. Nesse cenário, a infraestrutura ganha ainda mais importância para atrair investimentos e manter a competitividade da Bahia. Que mensagem o senhor gostaria de deixar? Responsabilidade fiscal exige firmeza, previsibilidade e planejamento. É essa postura que permite à Bahia manter as contas equilibradas, investir em infraestrutura e enfrentar períodos de dificuldade sem comprometer a capacidade de atender à população. Fonte: A Tarde

Sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um ônibus com cerca de 40 passageiros capotar na madrugada desta segunda-feira (15), na CE-187, nas proximidades do município de Tauá, no interior do Ceará. As vítimas eram integrantes de uma delegação esportiva de basquete. De acordo com informações de equipes que atuam no local, o grupo de Juazeiro do Norte retornava de um torneio realizado em Sobral. Os mortos são todos jovens do sexo masculino. As identidades das vítimas não foram divulgadas oficialmente. Segundo relatos preliminares, muitos ocupantes do veículo não utilizavam cinto de segurança. Com o capotamento, algumas vítimas teriam sido arremessadas para fora do ônibus e atingidas pelo próprio veículo. As equipes de resgate foram acionadas por volta das 3h24 para atender à ocorrência. Bombeiros, policiais e profissionais de saúde realizaram o socorro aos feridos, além da retirada de corpos e pertences das vítimas. As causas do acidente ainda são investigadas. Uma perícia deverá apontar se houve falha humana ou problema mecânico. De acordo com um subtenente do Corpo de Bombeiros, o motorista apresentou versões diferentes sobre o que teria provocado o capotamento. Inicialmente, ele afirmou ter cochilado ao volante. Depois, alegou que tentou desviar de buracos na pista. No entanto, segundo o militar, não foram encontradas irregularidades na via que justificassem a manobra. Uma pessoa que constava na lista de passageiros ainda não havia sido localizada, e as autoridades apuram se ela embarcou no ônibus. O trecho da CE-187 onde ocorreu o acidente foi interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate e perícia. Fonte: BNews