CIPE Caatinga acaba com 90 Mil Pés de Maconha em Operação em Filadélfia

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga realizou uma grande operação em Filadélfia, no Norte da Bahia, erradicando aproximadamente 90 mil pés de maconha em uma roça de três hectares. Durante a ação, que faz parte da Operação Força Total, um homem foi preso em flagrante enquanto realizava a irrigação da plantação.

A operação contou com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e das Polícias Militares do Nordeste, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e erradicar plantações ilegais. De acordo com o major Érico, comandante da CIPE Caatinga, a estrutura da roça era bem equipada, contando com sistemas de irrigação e adubamento.

“Cada três mil pés erradicados representam cerca de uma tonelada da droga fora de circulação. Considerando que um quilo de maconha tem valor estimado em mil reais, o prejuízo para o crime organizado foi significativo”, afirmou o major.

A CIPE Caatinga, especializada no combate ao cultivo ilegal de maconha no Polígono da Maconha, compartilhou suas técnicas de erradicação com as demais forças de segurança do Nordeste. As operações seguem ativas até a próxima segunda-feira (24), intensificando o combate ao tráfico de drogas na região.

No último domingo (16), uma operação semelhante ocorreu na Ilha Redonda de Cima, em Curaçá, onde foram erradicados cerca de 20 mil pés de maconha. Somente em 2024, a CIPE Caatinga eliminou 896 mil pés da droga, equivalente a 298 toneladas que não chegaram ao mercado ilegal. Além disso, foram apreendidas 213 armas de fogo, realizadas 143 prisões e recuperados 54 veículos.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou que o combate ao tráfico de drogas continua sendo uma prioridade para as forças de segurança do estado.

“Seguiremos com operações estratégicas para desarticular essas organizações criminosas e impedir que drogas circulem em nossa sociedade”, afirmou o secretário.

A operação segue em andamento e novas ações podem ser realizadas nos próximos dias. 🚔🔥

Jornal Baiano
📷 Foto: Divulgação SSP